sábado, 23 de janeiro de 2010

MARGINAL

colagem, moldura à imagem da Medusa

Medonha, a
cabeça,
e amaldiçoada
com presas sem conta em
volta da calva, uma
espinheira cerce ao
crâneo que se ergue
eriçada e
peçonhenta circundando
a cara escabrosa
onde órbitas
e aletas se escancelam,
onde enchem
as ponteiras dos dentes o
redor da boca,
na qual se mexe
a cólera
desque, longe das vistas,
foi posta,
e na qual é seta a língua
revoltosa desque
mora distante mais que os outros,
e, nela, ácido é o
hálito da vingança.
Antiga,
sulfurada, tão estúpida,
é angusta,
enquanto incógnita,
e corroe as víceras
a, de cura, desenganada,
a doida incandecente,
a dor desmesurada
que se encravelha na inconfessa
úlcera da Medusa.
*
Ney Maria Menezes
6 de novembro 2009
Santana de Parnaíba
*



Medusa,
via jornale.com.br, imagem postada por A.Ganesha












































SÉRIE "DO CONSTRUTO" _ II PERDIDOS DE QUALQUER ACHADO

foto de Terry Palka no sítio
photodata.box.sk





"Sei que nada sei"
Sócrates,
citado por Platão
em "Apologia de Sócrates"








Perdi a fala.
Desci do ônibus
e não estava mais comigo,
pessoas, sim, somente
algumas; caladas,
elas todas.

Não custara muito caro,
não fora boa de tiro,
também, alto, não estivera,
seu kilate de ouro,
mesmo assim,
servira, ao precisar
pedir por socorro.
Uma locução,
deste modo menos esperado,
já deixou-se ficar para fora,
no pretério,
definido por termo antiquado.

Hora e meia se passara,
talvez sequer este tanto, e
surgiu, à quina da quadra
próxima,
um pé dáctilo:
- Ah, tão amada fora outrora -
e era inaugurante!
Com todo respeito,
apresentou-se um breve escunjuro,
e à batida na madeira,
ladeou a emoção metrificada,
o chiuuuu desnorteante
d'um pneu por cima da avenida,
na hora mesma em que passaram
o duo em delongas, provavelmente
encadeantes, e
o velho, cego pelo sol em eclipse.

Sem palavras
se perdera
o que seria, talvez, oportunidade
e dai, resultante,
não declamei aquilo,
escandindo
os quatro vocábulos.
Concomitante à este fato,
quando quiz
analizei possibilidades
e escrevi em verso branco ou
sem regra e sem ritmo;
quando decidi
comi o pão com a água
quando pude
conduzi experimentos de nado
através do mar aberto.

No lado que opunha-se
ao estuário, às barcaças e
novidades,
fizera-se falho um lote
de aparatos necessários:
pés,
vínculos,
articulações,
sinápses, memórias,
parte do senso de direção
completo, o programa de metas,
a única tabela do fuso horário.
Perdi minha
licença de condutora e,
concomitante a este fato,
foi-se, perplexo, o auto-translado,
quase de estimação e, ainda,
em razoável estado de uso;
interna, restou-me, 'trás a cortina,
a dracena perfumada.

De imprevisto,
um assombro,
na sequência, a incerteza,
depois, já antigo, o atrevimento;
assanhara-se, a teima,
à descoberta do quanto pode,
o pirilâmpo, lumiar a noite de lua nova.
Desavi-me com a paz da voz passiva,
perdi a dieta,
alguns dentes
e a crença em, eternas,
serem todas as verdades;
longe ficou, a terapia. Dia
seguinte, senti,
permanecia viva.

Saí
pela rede do trânsito urbano,
e segui o
andar d'ambulantes,
das almas silentes
dos transes agônicos ,
ciganas e setenta zunidos
em jogral - pombos, coletivos, transeuntes -
um carro de piqueteiros
apupado por cães e donos, donzeis
estupefatos, todo tipo
de vendedores, uns varredores
enchapelados com folhas de jornal,
clown em show, no saguão do palácio,
ao farol,
muitos malabares, um menino, ainda
respirando,
os vi, em carne, asfalto e concretude,
de inérteis, de semoventes,
isto tudo
passo à passo
capturado por
sortidos planos americanos,
zooms sucessivos, tomadas
sob a luz artificial,
e, reunido,
tudo isto compora
imponente cenário hodierno.
Então, o roteiro percorrido,
inclui-me em tal troupe,
se bem que à distância, e
fui aí neo-figurante,
com a cara e o peito sobre as pernas.

Perdi o medo,
concomitante à este fato,
de cruzar as vias
vestindo o veludo
de um excêntrico traje de teatro,
quando ensaiando a arte
do inesperado, se acaso
dispa a face,
a máscara inanimada.


Feita a transição,
parada à
extremidade, a outra
- pontas iniciáticas -
a perdi par' a miopia;
nenhuma paralela,
não também,
perpendiculares,
e, a saída, não tem rua.
Referências e
modas imitadas,
se confecções, se desfazem,
finda, a estação.
Sem a moça-do-tempo ou
previsão de chegada, sem óculos
e placas,
aposta o pescoço,
um logradouro, e inventa
o Guia da Cidade;
neste, o sentido de seu trâfego.


*

Ney Maria Menezes
abril de 2007

























Haikai de Rodrigo A. Siqueira

cena de "Un chien andalou", filme de L.Buñuel,
via sítio orbit.zkm.de







Lua enevoada

o cão e sua solidão

caminham na estrada.



*


Rodrigo Siqueira


















NOTURNAL

foto de Alfie Goodrich no flickr







O pátio,
um negror sob
a escuridão:
são uma noite e

onze dedos, o torno

em volta do pescoço;

o pássaro,

um grito lentamente

sangrando

sob jovens mãos
disformes.




Mãos, pés e
os dois rostos,

estes aberrantes ,
todos
naquele branco

na folha de papel

se encontram nos imprecisos
contornos. Lá estão,
qual significantes,

eles apenas, e
apenas estão.




Onde dói, ao fundo do pátio

contra o muro da noite,

é o fim do corpo.



*



Ney Maria Menezes

2009, Santana de Parnaíba














A MAGNÓLIA

foto de Dad of the day no flickr





A exaltação do mínimo,
e o magnífico relâmpago
do acontecimento mestre
restituem-me a forma
o meu resplendor.


Um diminuto berço me recolhe
onde a palavra se elide
na matéria - na metáfora -
necessária, e leve, a cada um
onde se ecoa e resvala.

A magnólia,
o som que se desenvolve nela
quando pronunciada,
é um exaltado aroma
perdido na tempestade,

um mínimo ente magnífico
desfolhando relâmpagos
sobre mim.



*

Luisa Neto Jorge
















quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

À VELA




*


Um pavio,
que ora rela as pontas
- as duas - e
a flama sua, baixos,
tanto, ambos quase
sendo nada.
Conquanto minúsculos,
qual um sozinho, presentes
na constância de um campo enfumado
à aparência,
inteiramente invisível, não
fossem eles um pingo em contraste.
Único
à mirada
- até quando - presença,
aponta, aos passos, um possível
andamento,
apoia a passagem da roda
na vigência
de um espaço não contido
em cores e quantias.

*




Ney Maria Menezes
2009, Santana de Parnaíba









Imagem: "Candle"
foto postada por musicfreak4ever no Photobucket








terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HAIKAI " TOQUE COLORIDO..."

*
Toque colorido
na ponta do capim
pousa a borboleta!
Rodrigo Siqueira
*
imagem: light graffiti de Findstuff22
no photobucket















segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PEQUENAS CHUVAS

plano de fundo e imagem recebidos
em grupo de amizade





pequenas chuvas




a Lau Siqueira





tenho a memória o zinco das goteiras
na dolência de março sossegado
de chuvas temporais. a caminhada
dos pássaros é o delírio o voo
a livre concorência da escritura
nas obras do orvalho do poeta só
manipulando o fogo da palavra.
- uma cinza semeia no próprio corpo
o húmus que alimenta o tronco fálico
do imaginário de pequenas chuvas.
morre a infância lúdica o feitiço
das árvores eternas a adolescência
dos ramos carcomidos pela voz
adulta burilando as pedras mudas;
sísifo e tântalo buscando a sede.



José Félix
2006.06.13

transcrito tal como foi publicado no grupo yahoo Oficina_literária








Papel de Carta
e imagem
postados por Angel
em grupo de amizade